itk_Gallery visit: Alberto Pitta and grupo Mahku by Carmo Johnson
lntheKnow e Galeria Carmo Johnson Projects te convidam para:
Visita guiada exclusiva a duas exposições imperdíveis:
YUXIN MESHTIKA na Galeria Carmo Johnson Projects, apresentando obras do grupo MAHKU – que pintou a entrada da Bienal de Veneza – e também dos artistas Kássia Borges, Kaya Agari, Naine Terena e Tamikuã Txihi.
“Diante do Outro” de Alberto Pitta, artista baiano, na Casa de Cultura do Parque.
O grupo MAHKU (Acre – Amazônia – Brasil) pinta cantos e mitos relacionados à sua ancestralidade Huni Kuin. Eles traduzem e transformam os Cantos Huni Meka, a cerimônia em que o remédio do ayahuasca é consagrado, em imagens. Esses cantos, por sua vez, são caminhos que colocam os participantes dos rituais do ayahuasca em relação com a alteridade. O MAHKU pinta, portanto, uma relação de tecnologia, pinturas que são pontes para o mundo não indígena.
Alberto Pitta é artista plástico, artista de carnaval, designer e serigrafista. Desenvolve pesquisas e criações artísticas há 40 anos e é um dos pioneiros na criação das chamadas estampas AfroBaianas, utilizando como inspiração os símbolos, roupas e adereços dos orixás. Sua vivência em terreiros de candomblé favorece e estimula a criação artística, possibilitando extrair o essencial para a interpretação de códigos e símbolos. Destaca-se no cenário artístico e cultural da Bahia, principalmente no que diz respeito ao carnaval dos blocos Afros, Afoxés e Filhos de Gandhi em Salvador. Nos últimos 23 anos, Alberto Pitta também se dedica à produção e concepção artística do Cortejo Afro, bloco conhecido pelo resgate de valores estéticos no carnaval de Salvador, com estampas, fantasias, adereços e alegorias, trazendo a arte de volta às avenidas da cidade.